segunda-feira, 12 de outubro de 2015

DIA DA ÁRVORE - INÍCIO DA PRIMAVERA

Para comemorar um dia tão colorido, os alunos construíram sua própria árvore com o molde de suas mãos e com suas flores criativas..... Lindo!!!



PLANO DE AULA

TEXTURA


Objetivo: Trabalhar a textura utilizando recursos simples.

Tempo estimado: 02 horas/aula.

Descrição da atividade: Dando continuidade ao trabalho de textura realizado juntamente com o projeto "Horta Educativa", nessa atividade os alunos também trabalharam com textura, mas utilizando materiais mais simples, dando a eles mais opções de materiais para realizações de trabalhos artísticos. Foi feita uma explicação sobre textura utilizando materiais de textura diferente, como uma esponja de cozinha que possui duas faces com texturas diferentes.
No caderno de arte, cada aluno cria seu desenho livremente, deixando a criatividade fluir. Depois disso, os desenhos devem ser preenchidos de cores, utilizando materiais que darão textura ao desenho, então os desenhos foram preenchidos com sal colorido. O trabalho de colorir o sal foi realizado pelos próprios alunos com orientação do professor.

Colorir o sal - Passo a passo: 

1. Faça a escolha das cores que serão colocadas no sal. Para essa tarefa será utilizado giz colorido.
2. Espalhe um punhado de sal sobre uma folha de sulfite e deslize sobre esse sal o giz da cor escolhida.
3. Separe o punhado de sal já com cor e faça o mesmo processo do número 02, colorindo outro punhado de sal.
4. Repita esse procedimento até obter as cores escolhidas e a quantidade ideal para a realização do trabalho.

Material utilizado:
  • Sal
  • Giz colorido
  • Cola
  • Caderno de arte
  • Lápis grafite
  • Esponja (Utilizada na lavagem de louça)


Avaliação: A avaliação se deu por conta da observação de criatividade de cada aluno na criação dos desenhos.

Conclusão: Atividade concluída com a avaliação.

Registro fotográfico:











PLANO DE AULA

COR, TEXTURA E A TERRA - HORTA EDUCATIVA


Obs: Essa atividade foi desenvolvida interdisciplinarmente com o projeto "Horta Educativa", da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo.


Objetivo: Trabalhar tonalidades de cores e texturas utilizando a terra. Essa atividade coloca o aluno em contato direto com a textura de vários tipos de terras, além de explicitar claramente as tonalidades de cores de cada uma e mostrar que a terra também pode ser utilizada em trabalhos artísticos.

Tempo estimado: 02 horas/aula.

Descrição da atividade: A atividade foi realizada nos cadernos de arte e também nos cadernos de atividades do projeto "Horta Educativa", onde o objetivo era demonstrar as cores das terras encontradas ao redor da escola e que poderiam ser utilizadas nas hortas que serão construídas nas escolas, um dos objetivos do projeto. Como a atividade foi interdisciplinar, a arte entra com a textura dessas terras, além de também explorar as cores, então foi construída uma pequena escala tonal, onde as diferentes cores foram dadas por cinco diferentes tipos de terra. Os alunos dividiram as folhas dos cadernos em cinco partes e em cada parte foi colado uma terra com textura e cor diferente.

Material utilizado:
  • Caderno de arte
  • Caderno do projeto "Horta Educativa"
  • Cola
  • Régua
  • Lápis grafite
  • Terra

Avaliação: A avaliação se deu pela roda de conversa realizada após o término do trabalho, onde os alunos puderam expor suas experiencias em fazer um trabalho de colagem utilizando a terra. Puderam falar também sobre a textura dessa terra e suas cores.

Conclusão: A atividade foi concluída com a avaliação.


Registro fotográfico:







PLANO DE AULA

MOSAICO 


Objetivo: As atividades com mosaico tem como objetivo trabalhar a coordenação motora dos alunos para trabalhos artesanais onde são necessárias ações de recorte e colagem, além de influenciar na criatividade.

Tempo estimado: 02 horas/aula.

Público alvo: 3º ano - Anos Iniciais

Descrição da atividade: Os alunos foram responsáveis por todo o trabalho, desde cortar os papéis laminados até o ato de criarem seus desenhos e colorem os papéis coloridos, pois assim o objetivo de trabalhar coordenação motora e criatividade foram alcançados. Não foram utilizados nenhum desenho impresso, os alunos desenharam em seus cadernos e preencheram esses desenhos com os papéis que eles mesmos cortaram.

Material utilizado
  • Papel laminado (azul, vermelho e dourado)
  • Caderno de arte
  • Cola branca
  • tesoura
  • lápis grafite
Avaliação: A avaliação se deu por conta da obervação da qualidade dos trabalhos de cada aluno. A temática dos desenhos utilizada pelos mesmos e o capricho no preenchimento da cor, utilizando os papéis coloridos, formando os mosaicos.

Conclusão: O trabalho não teve uma conclusão específica, somente uma roda de conversa sobre as dificuldades encontradas na atividade.

Registro fotográfico











sábado, 26 de setembro de 2015

PLANO DE AULA

RELEITURA 


Objetivo: Trabalhar a criatividade dos alunos e a história da arte brasileira com releituras de obras de Cândido Portinari e Tarsila do Amaral.

Tempo estimado: 04 horas/aula.

Descrição da atividade: Primeiramente os alunos foram contextualizados sobre a diferença entre reprodução e releitura de obras de arte. depois disso, a biografia dos artistas Tarsila do Amaral e Cândido Portinari foram trabalhadas em forma de roda de leitura e conversa, onde os alunos entraram em contato com textos biográficos sobre os artistas citados e também puderam expor seus pensamentos, falar das curiosidades da vida de cada um dos artistas e criticar as obras. A última etapa foi a realização de releituras de algumas obras.

Material utilizado:
  • Tinta guache
  • Lápis de cor
  • Papel sulfite
  • Reproduções de obras de arte (Operários - Tarsila do Amaral) (Colheita de cana - Cândido Portinari)
Avaliação: A avaliação se deu pela observação da criatividade dos alunos na produção das releituras. Quais as características que cada aluno colocou em suas produções.

Conclusão: Sem conclusão específica.

Registro fotográfico:






PLANO DE AULA

DESAFIO MUSICAL


Objetivo: Trabalhar o raciocínio lógico utilizando a linguagem musical.

Tempo estimado: 02 horas/aula.

Descrição da atividade: A atividade nada mais é do que a reescrita da música DO RÉ MI FÁ, mas utilizando notas mais agudas, onde os alunos, observando as características da música original, ou seja, quais notas foram utilizadas e como foram organizadas, e reescrever utilizando a escola em sustenido. A sequência das notas, começando pelas notas em bemol e indo até o sustenido foi passada para os alunos para que eles conseguissem analisar o agrupamento das notas na música original e reescrevesse em sustenido.

Material utilizado: 
  • Giz
  • Lousa
Avaliação: Os alunos foram avaliados com base na obervação da potencialidade de raciocínio lógico necessário para analisarem a organização de notas em uma composição musical original e reorganizar as mesmas notas em uma escala mais aguda sem descaracterizar a música original

Conclusão: Aula sem conclusão específica.

Registro fotográfico: 


PLANO DE AULA

FLAUTA DOCE - DEDILHAR DAS NOTAS


Objetivo: Mostrar aos alunos o posicionamento dos dedos na execução de notas musicais utilizando a flauta doce.

Tempo estimado: 04 horas/aula.

Descrição da atividade: Primeiramente, notas mais agudas como SOL, LÁ, SI e #DÓ foram executadas para que os alunos pudesse conhecer a sonoridade dessas notas, treinando a audição dos mesmos. Depois, uma flauta foi entregue para cada um dos alunos, e na lousa, um quadro que apontava o posicionamento dos dedos utilizando uma didática descomplicada (vide foto). Após explicação de como segurar a flauta, posicionar os dedos e embocadura, os alunos tiveram a liberdade de treinar reproduzir as notas executadas inicialmente pelo professor.

Materiais utilizados:
  • Giz
  • Lousa
  • Flauta doce (Presley)


Avaliação: Os alunos foram avaliados de acordo com a observação se os mesmos conseguiram identificar os sons das notas para que pudessem executá-las. Como as aulas não tem por objetivo formar flautistas, a avaliação não levou em consideração a boa ou má execução das notas, mas sim a capacidade auditiva dos alunos em percebe-las.

Registro fotográfico:







terça-feira, 25 de agosto de 2015

Oi galera!

Depois do nosso período de recesso escolar, voltamos com força total. Reuni as mais importantes atividades dessa três primeiras semanas do 3º bimestre para compartilhá-las com vocês, inclusive novas atividades de musicalização e também de artes visuais. Logo postarei atividades de dança e teatro. Espero que gostem!

PLANO DE AULA

PRIMEIRAS NOTAS NA FLAUTA DOCE - GRAVES E AGUDOS

Objetivo: Trabalhar e explorar os sons graves e agudos para que os alunos possam identificá-los quando os mesmos forem representados na flauta doce.

Tempo estimado: 04 horas/aula.

Descrição da atividade: Nessa atividade os alunos brincaram de Morto-Vivo Musical e também de Estátua do Grave e Agudo. Na primeira brincadeira, as regras foram as mesmas da brincadeira tradicional, porém, ao invés de ter algum dando as coordenadas de forma oral, os alunos tiveram que seguir os sons graves ou agudos para ficarem na posição de vivo ou de morto. Para a posição de vivo foi utilizado o som agudo, para o morto, o som grave. Foi feita uma rodada, até que obteve o vencedor, e depois disso, as regras foram invertidas, para a posição de vivo foi utilizado o som grave e a posição de morto, o som agudo.

Material utilizado:
  • Flauta doce
  • Agogô
Avaliação: A avaliação se dei através da observação dos alunos durante a brincadeira, quantas vezes eles acertavam ou erravam a posição durante a reprodução dos sons. O ponto mais importante que foi observado foi a capacidade de observar e identificar os sons, se eles eram graves ou agudos.

Conclusão: Essa atividade não teve conclusão específica, pois contempla a atividade de execução das primeiras notas musicais na flauta doce.

Registro fotográfico: