sábado, 26 de setembro de 2015

PLANO DE AULA

RELEITURA 


Objetivo: Trabalhar a criatividade dos alunos e a história da arte brasileira com releituras de obras de Cândido Portinari e Tarsila do Amaral.

Tempo estimado: 04 horas/aula.

Descrição da atividade: Primeiramente os alunos foram contextualizados sobre a diferença entre reprodução e releitura de obras de arte. depois disso, a biografia dos artistas Tarsila do Amaral e Cândido Portinari foram trabalhadas em forma de roda de leitura e conversa, onde os alunos entraram em contato com textos biográficos sobre os artistas citados e também puderam expor seus pensamentos, falar das curiosidades da vida de cada um dos artistas e criticar as obras. A última etapa foi a realização de releituras de algumas obras.

Material utilizado:
  • Tinta guache
  • Lápis de cor
  • Papel sulfite
  • Reproduções de obras de arte (Operários - Tarsila do Amaral) (Colheita de cana - Cândido Portinari)
Avaliação: A avaliação se deu pela observação da criatividade dos alunos na produção das releituras. Quais as características que cada aluno colocou em suas produções.

Conclusão: Sem conclusão específica.

Registro fotográfico:






PLANO DE AULA

DESAFIO MUSICAL


Objetivo: Trabalhar o raciocínio lógico utilizando a linguagem musical.

Tempo estimado: 02 horas/aula.

Descrição da atividade: A atividade nada mais é do que a reescrita da música DO RÉ MI FÁ, mas utilizando notas mais agudas, onde os alunos, observando as características da música original, ou seja, quais notas foram utilizadas e como foram organizadas, e reescrever utilizando a escola em sustenido. A sequência das notas, começando pelas notas em bemol e indo até o sustenido foi passada para os alunos para que eles conseguissem analisar o agrupamento das notas na música original e reescrevesse em sustenido.

Material utilizado: 
  • Giz
  • Lousa
Avaliação: Os alunos foram avaliados com base na obervação da potencialidade de raciocínio lógico necessário para analisarem a organização de notas em uma composição musical original e reorganizar as mesmas notas em uma escala mais aguda sem descaracterizar a música original

Conclusão: Aula sem conclusão específica.

Registro fotográfico: 


PLANO DE AULA

FLAUTA DOCE - DEDILHAR DAS NOTAS


Objetivo: Mostrar aos alunos o posicionamento dos dedos na execução de notas musicais utilizando a flauta doce.

Tempo estimado: 04 horas/aula.

Descrição da atividade: Primeiramente, notas mais agudas como SOL, LÁ, SI e #DÓ foram executadas para que os alunos pudesse conhecer a sonoridade dessas notas, treinando a audição dos mesmos. Depois, uma flauta foi entregue para cada um dos alunos, e na lousa, um quadro que apontava o posicionamento dos dedos utilizando uma didática descomplicada (vide foto). Após explicação de como segurar a flauta, posicionar os dedos e embocadura, os alunos tiveram a liberdade de treinar reproduzir as notas executadas inicialmente pelo professor.

Materiais utilizados:
  • Giz
  • Lousa
  • Flauta doce (Presley)


Avaliação: Os alunos foram avaliados de acordo com a observação se os mesmos conseguiram identificar os sons das notas para que pudessem executá-las. Como as aulas não tem por objetivo formar flautistas, a avaliação não levou em consideração a boa ou má execução das notas, mas sim a capacidade auditiva dos alunos em percebe-las.

Registro fotográfico: