quinta-feira, 2 de junho de 2016

Exposição Fotográfica

Gênesis - Sebastião Salgado

Olá galera!

Essa postagem é referente à exposição fotográfica do artística Sebastião Salgado, nascido no Brasil, em Minas Gerais, e que vem através desta maravilhosa exposição, nos mostrar lugares intocáveis existentes em nosso planeta, lugares que estão da mesma forma como era no princípio, dai o nome GÊNESIS.
Os alunos do 8º ano A da E.E. Prof. Dr. Paul Eugene Charbonneau, em Campinas, foram os contemplados com essa magnífica viagem aos diversos lugares onde a ação da evolução humana ainda não tocou.

"Gênesis é uma jornada em busca do planeta como existiu, desde a sua formação e em sua evolução, antes que a vida moderna se acelerasse e nos afastasse do núcleo essencial. É uma busca das paisagens terrestres e aquáticas até hoje intocadas, uma viagem em direção aos animais e grupos humanos que conseguiram escapar das transformações impostas pelo mundo contemporâneo. E Gênesis comprova que o nosso planeta ainda abriga vastas e remotas regiões onde a Natureza reina em silenciosa e imaculada majestade.
[...] O conjunto forma um esplendoroso mosaico da natureza em toda a sua grandiosidade natural.
É essa beleza oculta, defendida, protegida que Gênesis deseja compartilhar. Fazemos um tributo a esse nosso frágil planeta que temos o dever de proteger".
Lelia Wanick Salgado
Curadora e esposa de Sebastião Salgado














terça-feira, 12 de abril de 2016

Olá!

Galerinha, estou de volta nas postagens aqui no blog, expondo os trabalhos realizados pelos meus alunos em sala de aula.
Esse ano eu não postarei os planos de aula, mas apenas o resumo das atividades e o registro fotográfico. Fiquem a vontade para explorar as imagens e apreciar os alunos criando e aprendendo.

E PARA COMEÇAR...

ARTE E AS MÃOS

Essa atividade foi realizada com os meus colegas professores em uma reunião de formação (ATPC), onde o foco da atividade é desenvolver atividades voltadas aos alunos com DI (Deficiência Intelectual), contemplando a Inclusão.
Essa atividade é da disciplina de arte, onde os alunos com DI irão trabalhar com tintas e com o formato das mãos para formar paisagens, criar novos desenhos, personagens e muitas outras coisas. Essa atividade é muito conhecida, mas podemos dar um foco mais amplo para ela, podendo a mesma ser um trabalho interdisciplinar, trabalhando juntamente com ciências, português, história, enfim... Vai depender do professor e do público com o qual o profissional estiver trabalhando.
Segue abaixo o registro fotográfico desse trabalho e também do trabalho realizado pelas professoras Tássia Soares e Elisandra Leonel, ambas de matemática, que também levaram para a reunião de ATPC uma deliciosa atividade para alunos com DI utilizando o Tangram.