Galera, nesse ano de 2015, eu estarei novamente lecionando Arte na E.E. Prof. Dr. Paul Eugene Charbonneau, na cidade de Campinas, São Paulo.
Assim como no de 2014, as atividades realizadas pelos alunos, sejam elas propostas pelo currículo de Arte da Secretaria de Educação do Estado de São ou atividades complementares, serão postadas aqui no blog para que todos possam apreciar os trabalhos desenvolvidos pelos alunos, apreciar a capacidade criativa, cognitiva e apreciativa dos mesmos.
Projeto "Conheça a Orquestra - Sala São Paulo"
Para começar os trabalhos, os alunos do Ensino Fundamental - Anos Iniciais - estão desenvolvendo e exercitando suas capacidades auditivas e perceptivas, utilizando a música. Além disso, estão sendo apresentados aos alunos instrumentos, nomenclaturas, grupos de instrumentos musicais e tudo o que envolve o termo "Orquestra", já que é esse tipo de conjunto musical que nomeia o projeto, sendo o tema principal de estudos.
PLANO DE AULA
CONHECENDO UMA ORQUESTRA - MUSICALIZAÇÃO (01)
Objetivo: Iniciar os trabalhos de musicalização mediante a apresentação da orquestra, seus instrumentos, seus sons, suas formas e toda a atmosfera musical que os alunos irão encontrar no ambiente da Sala São Paulo.
Tempo estimado: 02 horas/aula.
Descrição da atividade: Para iniciar os trabalhos, o professor irá colocar os alunos para refletir sobre o que é a música, qual sua importância para a vida humana, qual a ligação da música com a arte etc... É muito importante que o professor lance as questões e deixem que os alunos se expressem livremente, analisando-os sobre seus conhecimentos prévios sobre música. Depois desse momento, faça com os alunos, utilizando a lousa, uma lista de instrumentos musicais que eles conheçam, mesmo que seja apenas de nome. Esse é o primeiro passo para uma completa contextualização sobre o mundo musical.
Após a lista pronta, pergunte aos alunos quais instrumentos eles acreditam fazer parte de uma orquestra. Acompanhe-os assinalando em verde aqueles que integram uma orquestra e em vermelho os que não integram.
A próxima atividade consiste em falar sobre as divisões dentro de uma orquestra, que são chamados de "Naipes"... Explique para os alunos o que são essas divisões, leia sobre elas no livro "Desvendando a Orquestra" e faça a brincadeira de encaixar cada instrumento no seu naipe, utilizando giz colorido e figuras de instrumentos na forma impressa. É bem legal colocar no jogo instrumentos que fazem e não fazem parte de uma orquestra, isso irá treinar a atenção dos alunos, pois precisam se concentrar para identificar cada instrumento.
Materiais utilizados:
* Giz coloridos - 4 cores - uma cor para cada naipe (São 4 naipes).
* Desenhos de instrumentos musicais impressos (escolha instrumentos que fazem parte da orquestra ou não).
* Livro didático - "Desvendando a Orquestra"
* Fita adesiva
Avaliação: Os alunos serão avaliados através da roda de conversa realizada no início da aula, levando em consideração seus conhecimentos prévios sobre música. A participação dos mesmos nas atividades também é muito importante, pois assim é possível identificar se as aulas estão sendo bem absorvidas.
Conclusão: Todas as aulas referentes ao projeto Conheça a Orquestra só serão concluídas com a viagem à São Paulo, onde os alunos irão assistir a um Concerto.
Seguem fotos das atividades:
Pro Diogo... Parabéns!!! Seu trabalho está maravilhoso e tem me surpreendido a cada dia. Admiração e confiança são as palavras de alegria que há em meu coração, pelo empenho e dedicação que você tem. Meus parabéns!!!!!
ResponderExcluir