Ritmo e Ostinato
Objetivo: Contextualizar os alunos sobre os temas que envolvem o mundo musical de forma simples e animada, tornando a aula prazerosa e estimulante.
Tempo estimado: 02 horas/aulas.
Descrição das atividades: O professor trabalhou com os alunos os temas descritos no título do plano de aula de forma bem animada, onde os próprios alunos, com a produção de batidas, batucadas em sala de aula, puderam entender o que é ritmo, sua importância na música, apreciar e entender o ritmo e também o ostinato.
Para explicar o ostinato aos alunos, a melhor forma encontrada em palavras foi a descrita abaixo:
O ostinato pode ser entendido como um "segundo" ritmo que faz "visitas"durante toda a duração da música. A palavra ostinato é italiana e significa "obstinado", ou seja, aquilo que persiste, por isso esse "segundo ritmo" permanece na música o tempo todo. Ele toca de maneira diferente do ritmo base da música, sempre na mesma altura. Isso completa o ritmo base, tornando-o mais rico, com mais balanço e teor musical.
Depois dessa explicação, o professor levou instrumentos musicais de percussão para a sala de aula e os alunos puderam executá-los, criando sons, batidas, criando um ritmo.
Materiais utilizados:
- Surdo mor;
- Triângulo;
- Pratos;
- Guizeira;
- tambor.
Conclusão: Todas as aulas referentes ao projeto Conheça a Orquestra só serão concluídas com a viagem à São Paulo, onde os alunos irão assistir a um Concerto.
Seguem fotos da atividade:
Nenhum comentário:
Postar um comentário