terça-feira, 30 de junho de 2015

Olha a chuva........... Já passou!!!

Galerinha, vou ficando por aqui. É hora de descansar um pouco, recarregar as energias e voltar com força total em agosto. Finalizando as atividades do 1º semestre, tivemos uma ótima confraternização com os alunos em uma deliciosa festa junina, com doces e roupas típicas... tudo muito bom!
Nos encontramos no dia 03 de agosto com novas atividades, novos planos de aulas. Algumas atividades de música serão retomadas, como por exemplo: Flauta doce - conhecendo o instrmento, roda de percepção sonora e formação de banda ritmica.
Bom descanso a todos e nos vemos em breve. Fui!!!!!





Leitura e interpretação de imagens

Para as turmas de 5º ano, foram trabalhadas leituras e interpretações de imagens e também o lado criativo dos alunos através da propaganda, pois é um meio de comunicação de abrangência total.

Interpretando e criando

Objetivo: Ler e interpretar imagens através da propaganda e explorar a criatividade com criações de propagandas.

Tempo estimado: 02 horas/aula.

Descrição da atividade: Primeiramente os alunos tiveram contato com panfletos de propagandas diversas, e em uma roda de conversa falamos sobre todas as imagens, textos informativos, utilização de cores e qual o significado que cada um conseguia retirar desses panfletos. Logo após essa roda de conversa, cada aluno teve que criar uma propaganda de um produto alimentício em seu caderno, lembrando que os alunos deveriam criar essas propagandas sem se esquecerem de que em uma propaganda não pode deixar de existir: imagem do produto, informações sobre o mesmo, valores e, a utilização das cores, pois cor é algo que tem o poder de chamar e prender a atenção das pessoas.

Materiais utilizados: 
  • Panfletos de propagandas diversas;
  • caderno de desenho;
  • lápis de cor.


Avaliação: A avaliação se deu por conta da roda de conversa, onde os alunos puderam expor suas opiniões, dar sugestões de propagandas, trocaram informações, enfim, mostraram sua capacidade interpretativa. As criações das propagadas nos cadernos também foram utilizadas para avaliar a capacidade criativa de cada aluno.

Registro fotográfico:





sábado, 27 de junho de 2015

Explorando as Cores

No segundo bimestre foram trabalhadas, nas turmas de 2º e 3 ano, as cores, suas divisões, grupos e identificação das mesmas em obras de arte. O trabalho ainda não foi concluído, após o recesso escolar novas atividades sobre esse assunto serão levadas para as salas de aula.

Explorando as Cores - Primárias, secundárias, terciárias, quentes e frias

Objetivo: Apresentar aos alunos como as cores são divididas, suas tonalidades, seus significados e identificação das mesmas nas grandes obras de arte.

Tempo estimado: 06 horas/aula.

Descrição da atividade: Foram passados aos alunos os conceitos de cores primárias, secundárias e terciárias através de texto na lousa. Depois dessa contextualização, ilustrações com as cores dos grupos descritos acima foram feitas nos cadernos, e para que os alunos pudessem entender na prática o surgimento de novas cores, a mistura de cores primárias foram feitas com a utilização da tinta guache e do quadro de misturas.
Depois, foram realizadas algumas apreciações de obras de arte e identificação de cores nas mesmas, onde os alunos separaram as obras seguindo a ordem dos grupos das cores, por exemplo: obra "Carnaval em Madureira" - cores quentes, "Cartão Postal" - cores frias... Porém, antes dessa atividade, uma contextualização sobre cores quentes e frias foi realizada.

Material utilizado:
  • Tinta guache;
  • caderno de desenho;
  • pincéis;
  • copos plásticos;
  • água;
  • régua;
  • pano p/ limpeza;
  • reproduções impressas das obras: Carnaval em Madureira - 1924, São Paulo - 1924 e Cartão Posta - 1924. Ambas obras da pintora Tarsila do Amaral. 
Avaliação: Os alunos foram avaliados com base na atividade de mistura de cores e também na apreciação e separação de obras de arte através de suas cores. Com essas atividades é possível perceber se os alunos entenderam ou não as divisões e motivos dessas divisões dentro do universo das cores.

Registro fotográfico: 












Projeto " Descubra a Orquestra na Sala São Paulo"

Canto Coral

Objetivo: Trabalhar com os alunos algumas formaçõs e agrupamentos para o canto. Nessa atividade foi trabalhado o canto em coro. Essa atividade expande o conhecimento musical levado até os alunos através do projeto mencionado no título da publicação.

Tempo estimado: 08 horas/aula.

Descrição da atividade: Para essa atividade a profª Lucia Castro teve uma grande importância, pois a mesma fez o acompanhamento musical utulizando o violão. 
Os alunos foram separados em grupos, um com as vozes mais agudas (soprano) e o outro com vozes mais graves (tenor). Depois dessa divisão, os alunos executaram uma versão em português da música "Hallelujah" (Aleluia). Essa música tem a letra original escrita por Leonard Cohen e foi gravada pela 1ª vez em 1984.
Para a execução da música, cada grupo cantava uma parte da mesma, inetercalando as vezes que cada grupo executa a letra, fazendo um jogo responsorial.

Material utilizado: 
  • Violão
  • Letra da música impressa


Avaliação: A atividade não teve valor avaliativo e ainda não foi concluída.

Registro fotográfico:





Projeto "Descubra a Orquestra na Sala São Paulo"

Construindo a Banda Sinfônica do Estado de São Paulo

Objetivo: Conhecer a organização e posicionamento dos naipes e músicos na formação da Banda Sinfônica.

Tempo estimado: 02 horas/aula.

Descrição da atividade: Após a visita ao concerto didático, os alunos tiveram como tarefa estudar o material didático oferecido pela Sala São Paulo e pela Banda Sinfônica do Estado de São Paulo. Nesse material estão informações sobre a Sala São Paulo, os projetos que essa instituição possui, os cursos ofercidos e também sua história. Da mesma forma, no material oferecido pela Banda Sinfônica, estão as infomações sobre o início da banda, sua história, seus componentes, informações sobre músia e muito mais... Cada aluno recebeu duas revistas, uma sobre a Sala São Paulo e outra sobre a Banda Sinfônica.
Depois da leitura compartilhada desse material, os alunos tiveram que construir, em forma de maquete, a Banda Sinfônica (as peças para essa maquete foram disponibilizadas juntamente com as revistas descritas acima), respeitando o correto posicionamento dos naipes dentro da formação padrão desse tipo de banda musical.

Materiais utilizados: 
  • Peças da maquete (parte integrante da revista "Banda Sinfônica do Estado de São Paulo)
  • Cola
  • Fita adesiva
  • Cartolina ou papelão


Avaliação: Esse trabalho foi avaliado através da observação e identificação do aprendizado dos alunos acerca do entendimento da formação, posicionamento e naipes que formam uma banda sinfônica. Essa observação se utilizou da maquete construída pelos alunos.

Registro fotográfico: