sábado, 27 de junho de 2015

Explorando as Cores

No segundo bimestre foram trabalhadas, nas turmas de 2º e 3 ano, as cores, suas divisões, grupos e identificação das mesmas em obras de arte. O trabalho ainda não foi concluído, após o recesso escolar novas atividades sobre esse assunto serão levadas para as salas de aula.

Explorando as Cores - Primárias, secundárias, terciárias, quentes e frias

Objetivo: Apresentar aos alunos como as cores são divididas, suas tonalidades, seus significados e identificação das mesmas nas grandes obras de arte.

Tempo estimado: 06 horas/aula.

Descrição da atividade: Foram passados aos alunos os conceitos de cores primárias, secundárias e terciárias através de texto na lousa. Depois dessa contextualização, ilustrações com as cores dos grupos descritos acima foram feitas nos cadernos, e para que os alunos pudessem entender na prática o surgimento de novas cores, a mistura de cores primárias foram feitas com a utilização da tinta guache e do quadro de misturas.
Depois, foram realizadas algumas apreciações de obras de arte e identificação de cores nas mesmas, onde os alunos separaram as obras seguindo a ordem dos grupos das cores, por exemplo: obra "Carnaval em Madureira" - cores quentes, "Cartão Postal" - cores frias... Porém, antes dessa atividade, uma contextualização sobre cores quentes e frias foi realizada.

Material utilizado:
  • Tinta guache;
  • caderno de desenho;
  • pincéis;
  • copos plásticos;
  • água;
  • régua;
  • pano p/ limpeza;
  • reproduções impressas das obras: Carnaval em Madureira - 1924, São Paulo - 1924 e Cartão Posta - 1924. Ambas obras da pintora Tarsila do Amaral. 
Avaliação: Os alunos foram avaliados com base na atividade de mistura de cores e também na apreciação e separação de obras de arte através de suas cores. Com essas atividades é possível perceber se os alunos entenderam ou não as divisões e motivos dessas divisões dentro do universo das cores.

Registro fotográfico: 












Nenhum comentário:

Postar um comentário