No segundo bimestre foram trabalhadas, nas turmas de 2º e 3 ano, as cores, suas divisões, grupos e identificação das mesmas em obras de arte. O trabalho ainda não foi concluído, após o recesso escolar novas atividades sobre esse assunto serão levadas para as salas de aula.
Explorando as Cores - Primárias, secundárias, terciárias, quentes e frias
Objetivo: Apresentar aos alunos como as cores são divididas, suas tonalidades, seus significados e identificação das mesmas nas grandes obras de arte.
Tempo estimado: 06 horas/aula.
Descrição da atividade: Foram passados aos alunos os conceitos de cores primárias, secundárias e terciárias através de texto na lousa. Depois dessa contextualização, ilustrações com as cores dos grupos descritos acima foram feitas nos cadernos, e para que os alunos pudessem entender na prática o surgimento de novas cores, a mistura de cores primárias foram feitas com a utilização da tinta guache e do quadro de misturas.
Depois, foram realizadas algumas apreciações de obras de arte e identificação de cores nas mesmas, onde os alunos separaram as obras seguindo a ordem dos grupos das cores, por exemplo: obra "Carnaval em Madureira" - cores quentes, "Cartão Postal" - cores frias... Porém, antes dessa atividade, uma contextualização sobre cores quentes e frias foi realizada.
Material utilizado:
- Tinta guache;
- caderno de desenho;
- pincéis;
- copos plásticos;
- água;
- régua;
- pano p/ limpeza;
- reproduções impressas das obras: Carnaval em Madureira - 1924, São Paulo - 1924 e Cartão Posta - 1924. Ambas obras da pintora Tarsila do Amaral.
Avaliação: Os alunos foram avaliados com base na atividade de mistura de cores e também na apreciação e separação de obras de arte através de suas cores. Com essas atividades é possível perceber se os alunos entenderam ou não as divisões e motivos dessas divisões dentro do universo das cores.
Registro fotográfico:
Nenhum comentário:
Postar um comentário